Read In Your Own Language

terça-feira, 10 de julho de 2012

O Exército de Brancaleone da CUT


Esclareçamos: Brancaleone apenas no que se refere à parte de maltrapilhos, não ao bom caráter.
NoçoPaís sempre foi palco de escândalos e denúncias de conchavos e tramoias. Mas nenhum foi tão espetacular quanto o mensalão.
Incapaz de transformar em aliado antigos adversários e alvos de ataque víz e baixos, os petralhas assalariaram parlamentares e administradores públicos com cargos, emendas e dinheiro vivo; para obter apoio a seu projeto de poder e dominação.
Divulgado o absurdo, loola apressou-se em negar o conhecimento numa entrevista fora do Brasil, fingindo surpresa e espanto para uma coisa absurdamente evidente e de enorme penetração na administração pública. E isso virou moda e regra dai por diante. Ou seja, institucionalizou-se a negativa e a cara de pau como forma de responder às seguidas aparições de denúncias de uma rubalheira institucionalizada.
A duras penas, o processo correu no Supremo e está em vias de ser julgado.
Pois não é que o líder da gang, o chefe de uma sofisticada quadrilha (no dizer dos Procuradores da República), José Dirceu anunciou que, em sua defesa vai  mobizar instituições nação afora em sua defesa. Acólitos financiados com dinheiro público como a finada UNE e a CUT correram em seu auxílio.
Estudantes profissionais que jamais se formarão em suas faculdades já realizam passeatas  atos públicos quanto a isso.
E ontem o o futuro presidente CUT, Vagner Freitas, 46 anos, que aparentemente comeu cocô escondido ou bebeu água que passarinho não bebe, andou dizendo na imprensa que vai "pressionar"  o STF para que o julgamento não seja político, pois se isso ocorrer, irá questionar e conduzirá sua trupe às ruas.
Uma pergunta li pelos blogs: no entender de Vagner, poderá haver condenações? Ou se acontecerem ele entenderá que o julgamento não foi técnico? Ou, dito de outra forma, o julgamento só não terá sido político caso todos os acusados acabem absolvidos?
A CUT tem como diretriz pressionar os ministros do Supremo? Assustá-los? Agradar seus patrocinadores à frente da CUT?
Historicamente, Vagner é um fiel discípulo do 9 dedos. Já que ele se deu o direto de aliciar os ministros e chantageá-los, por que Vagner não pode?
O que se espera é que JD vá espalhar essas ideias da defesa pelo País, principalmehte nas redes de relacionamento. Podem esperar um enxame de ativistas digitais, divulgando argumentos por sua absolvição e tentando conquistar formadores de opinião.
Junte-se a isso o fato de que Jei Dee tem estreitas relações com sindicalistas, artistas, intelectuais e organizações estudantis. Nos próximos dias, Dirceu participará de um encontro no Rio de Janeiro com intelectuais e gente do meio artístico. O caboco pretende transformar a reunião num ato público de apoio, insistindo na tese de que é alvo de um processo político e não jurídico. O discurso é antigo, e passará a ser entoado com mais força com a proximidade do julgamento no STF.
Outra frente será com seus cumpanhêrus da UNE, usando sua ação de direção antiga. haverá no próximo mês, uma reunião com o pessoal que foi preso juntos com ele durante o 30º Congresso da UNE em 1968, em Ibiúna.
Fato é que teremos "movimentos populares e democráticos"  nas ruas em defesa da corja que surgiu no caso. Sem falar nos que escaparam ou fizeram acordos judiciais.
A ver...

Nenhum comentário: