Read In Your Own Language

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Finalmente Cai o Pano 2

Sabem o Eike Batista? Aquele contumaz beneficiado de zilhões de  dólares, euros e reais pelo BNDES? Aquele que o painho Eliezer entregou o mais detalhado mapa de jazidas minerais das mais diversas? O pai do Thor atropelado por uma bicicreta atômica?
Pois é...Li no blog Brasil 247 que o maior empreendedor vivo sobre a face da terra corre o risco de entrar para a história das finanças como a maior bolha financeira individual de todos os tempos; aquele micão maior que o King Kong.
 A história registra várias megalomanias de investimento que se transformaram em quebradeiras, prejuízos gigantescos e até suicídios coletivos. Ferrovias, clube de ações, tulipas, ouro, internet, boi gordo e outros casos existiram e provam a teoria, mas tantas oportunidades de negócios na mão de um único iluminado nunca houve.
Terça feira, a OGX,  joia da coroa do grupo comunicou que o mar de petróleo prometido não era tão grande quanto se falava. As reservas do campo de Tubarão Azul tinham apenas um terço do que se previa. O que se assucedeu? As ações da OGX despencarm 25% no pregão desta quarta-feira. Com isso, a queda acumulada no ano já supera 55%. Eike tentava inutilmente acalmar investidores, numa conferência no início da noite. Em vão.
Outras ações do “grupo X”, que usam a letra no nome porque o reizinho acha que faz multiplicar os lucros, também sofreram no pregão. A LLX, que constrói o Porto do Açu, no Rio de Janeiro, caiu 7,88% (queda acumulad no ano de 52,6%); a mineradora MMX desabou 6%, acumulando queda de 25% no ano, e a OSX, empresa que de navegação, recuou 13%, somando retração 40% no ano.
Agrava-se o fato que esses fabulosos negócios estão em fase pré-operacional, ou seja, ainda não produzem poha nenhuma e são apenas promessas.
Portanto, Eike estava vendendo aos inúmeros investidores do Brasil e do mundo a promessa de que estava montando uma nova Petrobras e uma nova Vale.
Com a grana arrecadada dos incautos, o corno (prá quem não se lembra do caso da Luma com o bombeiro) é um dos mais ativos personagens da vida social brasileira. Por várias vezes participou de leilões beneficentes para ajudar projetos sociais de Madonna, comprou ternos usados pelo ex-presidente Lula e não dispensou capas de revistas de negócios, além do filhote perseguido por ser atropelado pela bicicreta que falei acima.
Mas tirar alguma coisa da terra necas de pitibiriba.
Parece que esta qurta feira foi pródiga em desnudar reis (veja posto aí em baixo sobre crescimento e inflação para 2012).
Não se iludam que esse caso Eike é um problema apenas dos trouxas que compraram suas ações. Muita grana do BNDES corre nas veis entupids das empresas X. E se a coisa apertar, correrá muito mais, afinal ele é o queridinho do (des)governo desde os idos tempos do 9 dedos.
Como se diz no jargão do mercado financeiro, as ações do mundo X estão micando. Espera-se que o mico, tal qual no jogo de cartas, não morra nas mãos do governo federal. Corrigindo...No nosso colo.

Um comentário:

Fusca disse...

Caindo a máscara do testa de ferro dos chefões do lulopetismo, do "Pré-Sal" e do megaempresário que premia atropelamento realizado pelo filho com uma Ferrari. O mercado tarda mas não falha...