Read In Your Own Language

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Uma Estória de Criança: Ovo e Uva Boa. Vá pra Poha Holland


Quando eu era menino (bote tempo nisso), meu pai contava uma piada de um vendedor ambulante (mascate, marreteiro, prestanista, pregoeiro, e outros nomes país afora), que foi preso por ofensa (hoje chamado de assédio sexual e moral) a uma viúva que morava em seu trajeto.
O seu crime foi pregoar alto e bom som os seus produtos: ovo e uva. No seu trabalho berrava "Ovo e Uva Boa". O cacófago lhe foi fatal.
A despeito da importância do alerta de meu pai para que nos policiássemos quando tratássemos o idioma natal, fazendo com que nos dedicássemos às aulas de português; Veio-me na lembrança a estória e a história por causa de uma figura proeminente da república petralha, onde competência e valor são coisas sem a menor valia nem valor.
O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, sugeriu aos brasileiros mudança de cardápio ao comentar o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que subiu a 6,75% ao ano com o resultado de setembro, ultrapassando o teto determinado por eles mesmos, a despeito de todas as maquiagens e manobras contábeis. 
Um dos itens que vem contribuindo para o avança descontrolado da inflação, por conta da incompetência do governo de deelma, é a o preço da carne, motivado por alta nos insumos aos criadores e necessidade de alinhamento dos diversos degraus da cadeia produtiva.
Ora, qualquer equipe econômica competente, juntaria todos os seus talentos (se bem que é querer demais que exista isso num governo do PT) para atuar em todos os meios que regulem o aumento desenfreado dos preços como vimos verificando.
Mas não... Num bom estilo pré-Bastilha, incorporou a rainha Maria Antonieta e recomendou ao povo que abandonasse o pão e comesse brioche.
No típico rompante de arrogância dos membros do governo, Holland sugeriu que a população largue e substitua as carnes e consuma mais ovos e aves.
O preço da carne teve alta de 3,17% só este mês, isso na maquiagem vermelha, pois qualquer mortal que for ao mercado sabe que é muito mais. 
A desculpa de sempe é "estamos no período de entressafra, e ainda coincidiu com período de seca. Isso acaba elevando o custo unitário", disse o Zé Bosta. 
"Também ocorreu, aumentos de demanda externa pela oferta dos mercados americano e europeu, e interna pela facilidade de acesso ao produto pela população mais pobre", afirmou. 
Pra não perder a mão, Holland ainda destacou alguns produtos, como a farinha de mandioca, que apresenta queda de 26,54% no ano.
Ou seja, na visão do glorioso secretário, o povo deve começar a se alimentar de farofa de ovo e, vez em quando um franguinho.
Carne só se morder a língua.

Nenhum comentário: