Read In Your Own Language

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Petrobras: Mordendo os Calcanhares dos Conselheiros



Se a coisa tá ruim pro Saulo aí de cima, imagina para os conselheiros administrativos da Petrobras.
Depois da série de lambanças que permitiram e autorizaram que se fizesse na empresa e que a levaram a um buraco de laterais muuuuito altas, achando que ia ficar por isso mesmo, já que representam o que há de mais prepotente e incompetente em termos de administração, a corja petralha; agora têm que se preparar para explicar bem explicadinho as suas cagadas.
O Instituto Brasileiro de Ativismo Societário e Governança Corporativa protocolou, nessa quarta-feira (15), carta individual a cada um dos dez membros do Conselho de Administração da Petrobras, fazendo o registro de uma correspondência encaminhada no apagar das luzes de 2013 (27/12, pra ser mais exato) à presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, diga-se de passagem também é integrante de citado “Conselhão”. 
A missiva dá conta formalmente que o Instituto vai dar com a banca tanto na Justiça brasileira quanto na norte-americana para pedir a apuração dos desmandos de gestão na empresa, solicitando, obviamente, ressarcimento aos acionistas pelos prejuízos gerados.
Constam na lista de destinatários: Guido Mantega (presidente), Maria das Graças Foster (presidente da empresa), Luciano Coutinho (presidente do BNDES), Francisco de Albuquerque (General de Exército), Sérgio Quintella (empresário), Márcio Zimmermmann (Secretário executivo do Ministério das Minas e Energia, Miriam Belchior (ministra do Planejamento), Jorge Gerdau (empresário), Mauro Cunha (Presidente do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e José Maria Rangel (representante dos empregados da companhia). 
O clima vem esquentando desde que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu abrir dois processos contra a sociedade no início de dezembro: um, para apurar denúncia feita por infração contra a ordem econômica cometida pela Gemini, e o outro, para rever a autorização que o Órgão havia dado (condicionalmente) para a constituição da sociedade entre a Petrobras e a White Martins – empresa que pertence à Praxair, dos EUA.
Cabe destacar que, até hoje, ninguém ligado à empresa ou ao governo, teve a coragem ou ousadia de contestar as acusações que comprovam as falcatruas.
Espera-se que a oposicinha tenha coragem de usar o caso na campanha eleitoral de 2014, já que o acordo foi firmado no período em que a hoje governANTAa Deelma Ruimsseff acumulava os cargos de Ministra de Minas e Energia e presidente do Conselho de Administração da Petrobras.
A Carta também foi remetida aos conselheiros do Conselho Fiscal da Petrobras: Walter Luis Bernardes Albertoni, Reginaldo Ferreira Alexandre, Marisete Fátima Dadald Pereira, César Acosta Rech e Paulo José dos Reis Souza. Ressabriados, estes conselheiros colocaram dificuldades e não a receberam. Diante disso, o Instituto fará a carta chegar às pessoas acima relacionadas por outros meios.
Mais chuncho vem por aí. É só aguardar.

Nenhum comentário: